O tratamento consiste em técnicas terapêuticas cognitivas e comportamentais com a finalidade de, num primeiro momento, desacelerar os mecanismos de defesa desencadeados pela dependência de quimicos em virtude de inabilidade dos portadores desta doença em lidar com a realidade.
Os residentes são motivados a descobrirem bloqueios e introspecções que atrapalham a recuperação. Negação da realidade, vergonha, culpa, medo, orgulho, raiva, prepotência, arrogância etc. Sendo assim, é necessário trabalhar para que o residente sinta a necessidade de mudanças pertinentes à sua maneira de pensar, deixando claro a sua inabilidade em lidar sozinho com os sentimentos acima descritos.
O período do tratamento será de nove meses dentro desta Comunidade Terapêutica, com o processo de três meses de adaptação e desintoxicação, caminhando para a próxima etapa do terceiro ao sexto mês de conscientização e do sexto ao nono mês a ressocialização, chegando ao término do tratamento. A duração do tratamento poderá ser alterada após cumprimento do programa terapêutico individual e avaliação da coordenação.
O tratamento está fundamentado na espiritualida, trabalho e disciplina.